Polimento Automotivo | Boinas e Politriz, para que servem?
Polimento Automotivo
Quem nunca pensou em comprar ou vender seu carro usado por aí né! Quando avaliamos um carro, o primeiro item que costuma ser checado para determinar seu estado de conservação é a sua pintura. Ao nos deparamos com marcas, riscos ou ferrugens, rapidamente presumimos que se trata de um veículo descuidado.
Além de fazer o carro parecer velho e negligenciado, uma pintura não cuidada deprecia e muito o valor do veículo. Por tanto, o polimento automotivo é um cuidado fundamental não só para a estética, mas para agregar valor ao seu veículo.
Sabendo disso, nós aqui da Desicon separamos informações e dicas úteis para que você mantenha seu carro em sua melhor forma e consiga um bom dinheiro na hora de fazer sua trocar ou venda. Se você está interessado em economizar um bom dinheiro, fica ligado no conteúdo que separamos para você!
É muito comum que, ao longo de meses ou anos de uso, o carro ganhe uns arranhões e riscos em sua pintura, bem como manchas ou simplesmente acabe perdendo seu brilho por tempo de uso, após exposição continua ao sol e chuva. Além de desvalorizá-lo e torná-lo menos bonito, esses danos podem provocar ferrugem na lataria. Em casos nos quais o dano é muito severo, é necessário utilizar serviços de pintura e funilaria para o devido reparo.
No entanto, a maior parte dos pequenos estragos podem ser resolvidas ao efetuarmos um bom polimento no veículo, prevenindo assim maiores prejuízos.
O que é Polimento Automotivo?
Como mencionamos, é importante cuidar de seu carro contra danos e desgastes que são naturais do cotidiano.
O processo de polimento é composto de três etapas: Lixamento, o polimento propriamente dito e a aplicação de finalizadores, normalmente cera. Existem três principais tipos de polimento, utilizando tipos diferentes de material.
Cera comum:
Mais simples dos polimentos, protege seu automóvel contra danos causados pelo tempo, durando mais ou menos um mês.
Cristalização:
Utiliza produtos com base de carnaúba para uma proteção mais extensa, podendo durar cerca de seis meses.
Vitrificação:
Uma técnica mais completa que as anteriores, a vitrificação cria uma camada protetora que envolve o automóvel, dando brilho e protegendo contra manchas, clima e riscos, podendo durar de 1 a 3 anos, dependendo do produto utilizado.
Você pode fazer o polimento de forma manual ou utilizando uma furadeira com um engate próprio para polir. Esses métodos demandam maior quantidade de produtos e mais tempo, podendo não ser tão eficientes por contemplar uma superfície menor.
As ferramentas mais indicadas para esse trabalho, são as politrizes, é a ferramenta elétrica específica para esta tarefa. Pode ser usada em superfícies diversas, como bancadas e pisos, além dos automóveis.
Através de movimentos rápidos e circulares, a politriz oferece um ótimo acabamento, envolvendo bordas e removendo imperfeições, sendo possível acoplar ferramentas diferentes de acordo com a etapa do polimento.
Feitas em material leve e com empunhadura vertical ou lateral, essas ferramentas proporcionam alta mobilidade e conforto durante o trabalho, economizando esforço e tempo gasto.
Processo de Polimento
Lixamento:
Utilizando lixas bastante finas (máximo 2500), remove-se os riscos um pouco mais fundos do verniz, a camada desbotada de tinta e deixa a superfície nivelada. Esse lixamento deve ser feito de forma delicada, aplicando água e limpando com pano macio, tipo microfibra.
Polimento:
Aplica-se então a massa de polir, adicionando brilho e removendo as marcas deixadas pela lixa. É importante fazer esse trabalho em pequenas áreas por vez. Quando a massa for bem espalhada pela superfície e o veículo estiver brilhando, utilize uma nova boina para limpar. Se necessário, repita o processo.
Finalização:
Conhecida como enceramento, essa etapa realça o brilho e mantém a lataria protegida contra intempéries, raios UV e até sujeiras, deixando o carro mais fácil de lavar. Aplique a cera aos poucos, removendo de um lugar antes de utilizar em outro
Cuidados que precisamos ter com o automóvel
É importante tomar algumas precauções antes e durante o processo, para que seu trabalho seja eficiente e seguro e não haja prejuízos no veículo.
- Lembre-se de lavar bem o carro antes de começar o procedimento. Se for realizar o lixamento, é importante limpar bem o veículo.
- Delimite áreas pequenas para trabalhar. Prefira trabalhar com a lataria fria, preferencialmente na sombra.
- Não utilize a boina inclinada, isso ocasiona uma pressão desequilibrada na superfície, gerando holografias. Certifique-se também que a boina está bem centralizada e que a rotação utilizada é a recomendada.
- Verifique se a Boina está limpa antes de usá-la. É possível adquirir produtos específicos para essa limpeza.
- Apoie o fio em seu ombro durante o trabalho. O fio solto pode ocasionar acidentes.
- Exercer pressão sobre a politriz ocasionará aumento das holografias. Utilize apenas o peso da ferramenta.
Politriz Stanley 600w é boa?
Na Desicon, trabalhamos com as marcas de maior confiança do mercado. Por isso, temos disponível a Politriz Angular 5" da marca Stanley, que possui motor de 600W e é ideal para polir automóveis. É 100% rolamentada, possui botão Lock-on para uso contínuo, selado contra pó e massas, e empunhadura lateral antideslizante com 3 posições de ajuste, proporcionando maior conforto e firmeza na utilização. Conta com maleta plástica e resistente para transporte e armazenamento da ferramenta. Disponível em 110v e 220v.
Tipos e Cuidados com a Boina de Polimento
É muito provável que você encontre uma grande variedade de boinas confeccionadas em lã, elas são recomendadas para a etapa inicial do polimento, ou espuma, usada para o acabamento. A maciez das boinas também é variável, indo das mais macias até as mais agressivas, dependendo do propósito de aplicação.
Boina de Corte
Muito conhecida como boina de fio ou boina branca, ela é responsável por retirar os riscos mais profundos da lataria do automóvel.
Boina de Refino
A boina de lã ou boina amarela é responsável por eliminar os riscos deixados no primeiro processo de polimento. Ideal para a retira de riscos mais finos.
Boina de Lustre
A boina de espuma executa a função de ilustrar toda a lataria, devolvendo o brilho e espelhamento do veículo.
Fique por dentro de mais dicas como essa em nossas redes sociais!
Como Lavar sua Boina de Polimento?
Para aumentar sua durabilidade, é importante utilizar a boina com a abrasão correta para cada etapa do processo de polimento, limpando com água e sabão ou detergente neutro após o uso. Deixe para secar na sombra, pois a exposição direta ao sol pode danificar o produto, e depois de seca retire manualmente os felpos que se desprenderem na lavagem.
Vale lembrar que o polimento é um processo delicado. Se você está aprendendo a polir para uso doméstico ou profissional, recomendados que você pesquise e busque apoio em materiais e vídeos na internet ou ajuda de especialistas.
Ainda não sabe onde comprar material para polimento automotivo? A Desicon trabalha com boina e politriz das melhores marcas, com o melhor preço para o consumidor.